A gargantilha choker é opção indicada para quem busca por um complemento diferenciado para o visual.
Cada vez mais presente nas ruas e nas passarelas, esse modelo de colar proporciona looks únicos para diversas ocasiões.
Por isso, preparamos este artigo para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse acessório envolvido por estilo e modernidade.
Suas primeiras aparições datam por volta do ano de 2.500 a.C, na região da Antiga Mesopotâmia. Produzidas a ouro e de maneira artesanal, elas eram utilizadas como amuletos de proteção
Durante a idade moderna, o acessório também se mostrou presente em diversas épocas, sendo totalmente associado, por exemplo, à rainha inglesa Ana Bolena.
Na revolução francesa, a gargantilha passou a ser usada pelas mulheres como forma de protesto em referência aos familiares que foram vítimas de perseguição.
Com o passar do tempo, esse tipo de colar se tornou uma tendência, atingindo seu ápice no início dos anos 90 com os movimentos grunge e pop, onde o item se consolidou entre os jovens daquela geração.
Nos últimos anos, a gargantilha choker voltou com uma presença forte no mundo da moda, ganhando destaque em diversos looks.
Além do mais, muitas celebridades começaram a adicionar o acessório em seus visuais, contribuindo ainda mais para o retorno dessa febre.
Choker é um termo em inglês que remete ao sentido de sufocar. Essa referência acontece por se tratar de um colar mais curto e que fica bem rente ao pescoço.
Existem diversos tipos de gargantilhas disponíveis. Entender as particularidades de cada modelo é uma tarefa importante para identificar as melhores possibilidades para você.
Confira abaixo os principais exemplos:
Considerada a pioneira das gargantilhas desse tipo, esse acessório se tornou muito presente no dia a dia das adolescentes durante os anos 90, voltando à moda recentemente em composições mais informais.
Trata-se de uma alternativa dedicada para quem busca por uma opção sutil e fofa, onde o estilo permanece presente de maneira mais leve.
Ideal para compor um visual voltado para o boho style, a gargantilha choker de couro é apropriada para looks informais, perfeito para ser utilizada em eventos como shows e festivais.
Essa opção é uma versão encantadora, sutil e delicada, capaz de deixar os looks discretos mais radiantes e singelos.
Esse exemplo segue o mesmo estilo da opção anterior, porém, apresentando uma espessura maior e mais flexível.
Esse tipo de colar é bastante delicado e está disponível em vários modelos.
Algumas apresentam diversos pingentes na mesma peça, sendo bastante compatíveis para composições mais leves.
Outras contam apenas com um pingente statement, mostrando-se mais indicada para ocasiões sofisticadas.
As chokers com aro rígido podem ser encontradas em versões mais grossas ou delicadas. Trata-se de uma escolha ideal para contemplar looks de trabalho de maneira mais elegante.
A gargantilha riviera é um acessório multifuncional, indicada tanto para visuais básicos quanto para contextos especiais.
A gargantilha choker pode ser utilizada com diversos tipos de roupas e na maioria das ocasiões. Você só precisa garantir que o acessório seja incorporado de maneira harmônica.
É preciso se atentar a alguns exemplos que não são muito indicados, como, por exemplo, blusas de gola alta ou muito fechadas.
No entanto, decotes ombro a ombro, blusas ciganinhas, jaquetas e até vestidos de festa podem se beneficiar do uso dessas peças.
Você também pode usufruir da choker na composição do seu mix de colares, potencializando o seu look com muita criatividade.
Outro ponto muito importante é o de equilibrar o uso desses itens com outros acessórios em suas composições. Brincos grandes, por exemplo, são mais compatíveis com gargantilhas discretas e semijoias minimalistas.
Em paralelo, um colar de tamanho maior deve ser acompanhado por um brinco pequeno e delicado. Esse contraste é necessário pois as duas peças ficam em regiões muito próximas, podendo gerar um conflito nada agradável para o seu visual.
Outra dica poderosa é a de criar uma conexão da gargantilha com os anéis e pulseiras, optando por itens que tenham elementos como cores e materiais semelhantes.
Mesmo sendo muito versáteis, é importante que você tenha cuidado na hora de incluir as chokers em seus visuais. O mal uso do item pode realçar o seu look de uma forma negativa.
Por isso, se o seu pescoço e rosto forem grandes, busque optar por gargantilhas com tamanho médio e com menos amarrações. Isso ajudará a equilibrar as proporções de maneira mais natural.
No entanto, caso você tenha um pescoço mais fino, uma boa ideia é investir em modelos mais largos. Além do mais, colares com pingentes e detalhes em bordado, por exemplo, contribuem para o complemento do volume dessa parte do corpo.
De qualquer forma, lembre-se sempre de deixar um espaço para que a sua pele apareça em destaque, permitindo que o acessório crie um efeito de alongamento da área.
Pronta para aderir a essa tendência e começar potencializar o seu visual de maneira única?
Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil identificar a gargantilha choker ideal para o seu estilo.
E se você está buscando referências de acessórios que estejam alinhados com o seu jeito de ser, não deixe de responder o nosso quiz
Através dele, você poderá descobrir qual semijoia combina mais com a sua personalidade, seja ela delicada, dinâmica, determinada ou alto astral.
Clique no banner abaixo para acessar agora mesmo!
Gostou deste conteúdo?
Visite a Antonietta Jóias para conhecer diversos modelos de colares e comece a criar seus looks de sucesso!