O anel é um dos acessórios mais populares entre as mulheres. Seja para completar o look, para agregar sofisticação ou para ser o foco do visual, essa peça virou uma tendência no mundo da moda e está atraindo muitos olhares. O que nem todo mundo sabe é que existe simbolismo do anel quando é utilizado em cada dedo das mãos.
Seja a partir de histórias, de tradições ou de superstições, o simbolismo do anel em cada dedo existe. Descubra mais sobre cada um desses significados:
Começando pelo dedo mindinho, existem diferenças entre o esquerdo e o direito.
O mindinho direito, seguindo tradições, é muito utilizado com anéis de formatura. Normalmente, é um presente dado pela família da formanda e pode até contar com uma pedra característica do curso de graduação que ela está completando.
Seguindo a linha histórica, o uso do anel no mindinho esquerdo servia para indicar desinteresse em casamento durante a Era Vitoriana. Além disso, também podia representar um casamento anterior, seja ela viúva ou divorciada.
Ainda nesse contexto histórico, o anel do mindinho esquerdo também é conhecido por ter significados com a máfia. Isso porque algumas pessoas ligadas à máfia nos Estados Unidos costumavam utilizar o acessório dessa forma no início do século XX.
Também pode trazer um simbolismo de caráter e de auto afirmação.
Forma mais comum de se utilizar anel, o acessório no dedo anelar sustenta o significado de compromisso. No ocidente, quando utilizado no dedo direito por uma peça dourada, significa noivado, ou na opção prata, namoro. Já na mão esquerda implica em casamento.
Essa tradição vem desde os tempos da Roma Antiga, quando tinham a crença de que o dedo anelar passava uma veia que se conectava diretamente no coração.
De acordo com uma crença vinda da Quiromancia, o dedo médio é regido por Saturno, deus romano da abundância e da riqueza. Por isso, usar o anel nesse dedo pode significar uma busca por estabilidade e prosperidade, independente de qual mão for utilizada.
Também existe uma crença de que pessoas que usam anéis no dedo médio são mais responsáveis e honram seus valores.
Na religião Judaica, a aliança de casamento é usada no dedo indicador da mão dominante da noiva.
Em outras culturas, usar o acessório nesse dedo pode trazer um significado de autoridade, ambição e poder. Principalmente, quando utilizado por pessoas poderosas ou que anseiam por grandes cargos e riquezas. Por isso, muitos reis e figuras de poder costumavam usar anéis neste dedo.
Usar anel no polegar traz um simbolismo forte de autoconfiança e determinação, além de reforçar uma confiança nas tomadas das próprias decisões.
De acordo com a cultura quiromântica, o polegar é o dedo mais forte, por isso, está ligado ao ego, a força e a vontade da pessoa.
Na Antonietta você encontra os mais diversos modelos de anéis, na melhor qualidade. Temos opções ajustáveis, com pedra, zircônia, delicados, para falange, solitário e muito mais! Confira alguns modelos:
Gostou do texto? Então, compartilha com uma amiga que você sabe que vai gostar de saber desses significados!